sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Aplicações: Web ou Desktop?!



Qual você acha melhor: desenvolver em web ou desktop? bem muito já tem sua preferência mas o que vale resaltar é que nem sempre nossa preferencia é a melhor escolha para o nosso cliente é os requisitos apresentado no projeto é o que vai determinar onde vai se encaixar nossa aplicação.

O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) na Uniron vai pedir aplicações em WEB, que tem uma certa vantagem em relação a Desktop, pois não vamos ter problemas de compatibilidade com sitemas operacionais, porque de certa forma a aplicação vai só requerer o browser (IE,Firefox,Netscape) e a conectividade com a internet.O desktop as aplicações contariam com mais ferramentas e de certa forma irá estabelecer uma comunicação maior com periféricos (Leitor de codigo de barras, emissor de Cupom Fiscal, scanners, cameras) então fica a seguinte sugestão:

Tipos de aplicações :

Aplicação para E-commerce , Portal
Site para uma empresa na internet
Usuários remotos com acesso a internet
Aplicação distribuída entre usuários remotos
- Interface indicada : Web

Aplicações gráficas
Processadores de textos
Planilhas eletrônicas
Jogos
Aplicação Cliente/Servidor (duas camadas)
Aplicações com integração entre vários tipos hardwares (cameras, scanners, etc.)
- interface indicada : desktop


Assim como você não vai usar uma interface web para desenvolver a aplicação de controle de estoques da padaria do seu Manoel , também não vai usar uma interface desktop para criar um portal para uma grande instituição financeira na web.


(macoratti)




Portanto sabemos que com o tempo teremos tudo WEB, muitos estão aprendendo o que é O Desenvolvimento Orientado a Objetos, MASSSSSS temos que nos atentar a outro paradigma: DESENVOLVIMENTO ORIENTADO A SERVIÇOS. Falo isso porque a Aplicação dos Dias de Hoje se faz necessário a interação de serviços, bem isso já é assunto para o proximo post, Abraços!

Nenhum comentário: